Nidome no Jinsei o Isekai de: Produção do anime é CANCELADA!

Nesses últimos dias, estivemos acompanhando pelas redes sociais informações sobre algumas reclamações e acusações de xenofobia que envolviam o autor MINE, da série original de light-novels Nidome no Jinsei o Isekai de ([New Life+] Young Again in Another World). A novel teve a sua produção em anime TV anunciada no meio de Maio para ser lançada em Outubro, na Temporada de Outono 2018, conforme anunciamos aqui no Anime Xis.

Porém, nesta quarta-feira (06/06), o site oficial anunciou que a produção e transmissão do anime foi cancelada. O anúncio do comité de produção cita várias preocupações levantadas após a revelação da adaptação, e a mensagem inclui ainda um pedido de desculpas.

Depois que o anime foi anunciado uma polêmica veio a tona nas redes sociais quando usuários chineses descobriram e consideraram ofensivo o fato de que o protagonista da história havia matado cerca de 3000 chineses na Segunda Guerra Sino-Japonesa, um conflito entre a China e o Japão que decorreu entre 1937 e 1945 e se tornou parte da Segunda Guerra Mundial. Depois de viver até os 94 anos e matar outras 2000 pessoas ao longo de sua vida, o personagem renasce como um homem de 18 anos em outro mundo.

Com a polêmica foi ganhando força depois que foram descobertas supostas mensagens xenofóbicas de MINE sobre a China e Coreia do Sul. A partir de então, muitos pedidos para que empresas envolvidas na produção abandonassem o projeto, até que ontem alguns dubladores que fariam parte do elenco do anime anunciaram em suas respectivas contas no Twitter que estavam deixando a produção, mesmo após o autor pedir desculpas e apagar as mensagens postadas na rede social.

Diante da situação insustentável, o comitê de produção do anime liberou uma nota no site oficial anunciando que a produção estava cancelada e pedindo desculpa aos fãs. Pouco depois a editora Hobby Japan também confirmou que vai tirar a obra das lojas, interrompendo suas vendas.

Um dia antes, na terça-feira (05/06), MINE respondeu à controvérsia e emitiu um pedido de desculpa no Twitter. Na primeira série de tweets ele disse, “Relativamente aos meus tweets do passado, eu fiz várias pessoas ficarem extremamente desconfortáveis e peço profundamente desculpa por ter escrito comentários inapropriados”. Ele disse que está “em profunda reflexão” por postar “sem entender com precisão todos os fatos” e sem pensar muitos nas suas palavras. MINE acrescentou que ele não espera receber perdão das pessoas que transtornou, mas queria dar um “sentido pedido de desculpas”.

Além de apagar todos os seus tweets, MINE planeja apagar a sua conta Twitter num futuro próximo, após o seu pedido de desculpas se disseminar.

5 thoughts on “Nidome no Jinsei o Isekai de: Produção do anime é CANCELADA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *