Para esse natal um especial com animes que me trouxeram mensagens legais para a vida que eu nunca esqueci. E sim, são todos bons, a lista seria até maior se fosse qualquer anime com mensagem para vida.

8. Hanasaku Iroha
Anime Original

Gênero: Drama, Comédia, Slice of life, Romance

Episódios: 25

A história acompanha a vida de uma garota que é obrigada a ir trabalhar no hotel tradicional japonês da avó. Lá ela sofre bastante para se acostumar a rotina puxada, e ainda se vê no meio de coisas como o hotel indo a falência, dentre outros desafios, que ela, junto aos funcionários, tem que tentar superar.

A mudança da protagonista de alguém sem objetivo, para uma pessoa que finalmente descobriu um propósito na vida, foi algo que me marcou bastante, e me fez pensar a respeito, de como deve ser bom e reconfortante ter um objetivo, ou pelo menos tentar buscar um, aonde invés de seguir desinterassado com sua vida, como ela fazia no começo.

7. Sakura Quest
Anime Original

Gênero: Drama, Comédia, Slice of life

Episódios: 25

A história acompanha uma garota em busca de emprego na cidade grande, mas a única coisa que consegue é um que a manda para uma cidade de interior, para ajudar a reviver o turismo no local. Lá ela vai apanhando com os desafios que isso propõe e fazendo amizades, que vão a auxiliando.

É interessante o trabalho de desenvolvimento das várias personagens, todas meio que envolvendo o famoso “o que fazer da sua vida?” de diferentes formas: ficar na cidade em que nasceu?, arriscar algo diferente?, o quanto vale sacrificar da sua vida pro um emprego?, etc. Os vários temas, cada um envolvendo uma personagem, me deixaram bastante pensativo durante a obra, e principalmente, ver a importância de pensar sobre isso o quanto antes, para não acabar perdido depois, como algumas das personagens.

6. Shirobako
Anime Original

 

Gênero: Drama, Comédia, Slice of life

Episódios: 25

A história de várias pessoas no mundo da produção de animes, comendo o pão que o diabo amassou, nessa industria tão insana.

O que mais tirei dessa obra, fora o conhecimento, é que, por mais que seu serviço pague mal, seja estressante, e coma mais da sua vida do que você gostaria, se você gosta de verdade do que está fazendo, pode valer a pena. Tente fazer o que gosta, e não desistir de seus sonhos, é o que tirei da obra.

5. ReLife
Adaptação de Mangá

Gênero: Drama, Slice of Life, Romance, Comédia.
Episódios: 13

A história de um cara de 27 anos desempregado, devido a um trauma dele no primeiro emprego. Ele acaba convidado a entrar em um programa que vai enviá-lo de volta para o colégio (usando um remédio mágico que deixa ele parecendo mais jovem). E se ele conseguir ficar lá por um ano, sem ter problemas, a empresa oferece ajudar ele a conseguir um emprego. Apartir dai ele começa a fazer amigos, e refletir sobre suas escolhas ao longo da vida.

O maior ponto de ReLife pra mim foi a reflexão do que você faria diferente na sua vida se pudesse voltar alguns anos no tempo. De certa forma, é meio o que o protagonista faz, usando de seus erros no passado para ajudar os outros a não errar. Aprenda com seus erros, e use eles para impedir que os outros cometam os mesmos, seria uma das lições da obra, dentre outras.

4. Sakurasou no Pet no Kanojo
Adaptação de Light Novel

Gênero: Romance, Comédia, Ecchi, Drama

Episódios: 24

A história começa apresentando o protagonista e seu grupo de amigos excêntricos de uma escola de arte. Somado a isso é acrescentado ao elenco Mashiro, uma garota que foi isolada desde criança devido a seu talento, e graças a isso tem pouco a nenhum senso comum quanto ao tratamento com outras pessoas. Ela está atualmente tentando largar sua vida anterior na pintura para se tornar uma mangaka.

Fora a comédia, drama e romance, a história trabalha principalmente o tema do Esforço vs Talento, e é bem realista nesse aspecto. Basicamente, se alguém talentoso se esforça, o cara sem talento que se esforça não tem como competir. Não tem aquela mágica shounen que esforço resolve tudo e compensa todas as suas falhas. Mas ao mesmo tempo, o anime tenta deixar claro que você não deve desistir, porque mesmo que não chegue tão longe quanto uma pessoa talentosa, e vá falhar diversas vezes, em algum momento, se continuar tentando, você vai alcançar alguma coisa, mesmo que não seja tudo que você buscava.

3. Shigatsu wa Kimi no Uso
Adaptação de Mangá

 

Gênero: Romance, Drama, Música, Comédia
Episódios: 22+OVA

História linda sobre um pianista se recuperando de um trauma do passado com a ajuda de uma garota, pela qual ele se apaixona. Nunca vou esquecer a cena final da carta.

A mensagem que tirei da história é “não deixe as coisas para depois!” Se quer algo, busque, corra atrás, se arrisque, porque você pode não ter todo tempo que imagina.

seja tudo que você buscava.

2. Clannad
Adaptação de Light Novel


Gênero: Romance, Drama, Comédia
Episódios: 23

Clannad tem como cenário um colégio japonês e conta a história de um “delinquente” chamado Tomoya e uma linda menina chamada Nagisa, eles estudam na mesma escola e começam a se aproximar cada vez mais. O anime trata de temas como os laços entre as pessoas e usa a amizade desse rapaz com as garotas do seu colégio como trunfo.

1. Angel Beats
Anime Original

Gênero: Drama, Romance, Sobrenatural, Ação
Episódios: 13

Esse se foca em um garoto que acorda sem memórias em um colégio misterioso, onde eles lutam contra uma garota com poderes sobrenaturais. Ao longo do tempo as coisas vão sendo explicadas, e novos mistérios vão surgindo.

O tirei desse e nunca esqueci foi o passado do protagonista, que só vivia pela irmã doente, e quando ela morre, fica sem rumo na vida, até que decide estudar e se tornar um médico, para poder ajudar pessoas como a irmã dele. Ao invés de cair em depressão, se revoltar, ele pegou tudo de ruim que ocorreu com ele e transformou em um objetivo nobre. Nunca esqueci disso e é algo que tento levar, tentar pegar coisas ruins que acontecem em nossas vidas e usar isso de forma positiva.

E vocês, quais animes marcaram suas vidas com mensagens fortes?

9 respostas
  1. guiti
    guiti says:

    podia ter parasyte nessa lista porque reflete como somos primitivos e buscamos a sobrevivência à cima de qualquer outra coisa, e que estamos acabando com o mundo👌

    Responder
  2. Fernanda
    Fernanda says:

    o que marcou minha vida foi DBZ, nunca mais fui introvertida….eu lembro que eu levantei as mãos na hora da genki dama😄😆

    Responder
  3. Gustavo Farias
    Gustavo Farias says:

    dessa lista só assisti sakurasou gostei muito e me fez ver a facilidade de uma pessoa talentosa em comparação as outras

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *